04 dezembro 2013

Perdão, Leonard Peacock - Matthew Quick

Enredo

   Leonard Peacock está decidido a matar seu ex-melhor amigo Asher Beal e depois se suicidar logo no dia de seu aniversário usando a arma P-38 que seu avô ganhou quando participou da Segunda Guerra Mundial. 
   Seu pai, um ex-astro menor do rock, assinou um contrato com uma gravadora, teve um colapso criativo, ficou viciado em álcool e drogas, acusou a mulher de ter casos amorosos, e parou de pagar impostos. Fugiu em um navio cargueiro de bananas para a Venezuela, pois tinha medo dos federais o pegarem. Já sua mãe "fugiu" para Nova York com o namorado francês quando descobriu o que tinha acontecido entre Peacock e Asher
   A história começa no dia do aniversário de Peacock. Ele cortou seu cabelo e embalou quatro presentes em papel cor-de-rosa que foram entregues às pessoas mais importantes da vida dele: Walt, um senhor apaixonado pelos filmes de Bogart; Baback, um iraniano ajudante da "Verdadeira Democracia no Irã" ; Lauren, a menina protestante que entregava folhetos no metrô e que deu o primeiro beijo nele;  Herr Silverman, seu professor de alemão que também dava aula sobre o holocausto, que fez um pacto com ele para escrever cartas do futuro e mostrar o porquê que sempre usava blusas com a manga até os pulso. Após a entrega dos presentes, começa a execução do planejamento da morte de Asher e dele mesmo.

   No ensino médio, nosso professor de saúde nos disse que todo mundo se masturba.
   Todo mundo é sujeito ao desejo sexual, creio eu.
   E, talvez por isso, todos mereçam a nossa piedade.
   Talvez, se de vez em quando imaginássemos os nossos inimigos se masturbando, o mundo fosse um lugar melhor.
Pag. 164



Comentários

   Quando vi este livro fiquei louco para comprá-lo porque o nome do autor e de sua obra que fez sucesso nos cinemas ficaram em uma parte considerável da capa. A palavra Romance que aparecia antes de Matthew Quick fez diversas pessoas me perguntarem: "- Você está lendo um romance?". Para estas pessoas indico o vídeo do vlogger Gabriel Utiyama (aqui).
   Primeiramente, o humor do Leonard é fenomenal, e o autor conseguiu trabalhar muito bem tanto o lado sarcástico quanto o dramático de seus personagens.
   Recomendo este livro principalmente para adolescentes, mas nunca para crianças, pois o autor usa bastantes palavras de baixo calão e o assunto do livro é bastante delicado para ser discutido com pessoas com uma idade muito inferior, mas fora esse grupo, todos devem lê-lo. Dei 4/5 estrelas no Skoob. É isso. Espero que gostem.
   Spoilers: Em algumas partes Leonard começa a falar que  Asher foi para a casa do tio e voltou estranho, o que me fez pensar que ele tinha sido estuprado. Quando ele explicava que era forçado a fazer coisas horríveis, eu sempre imaginei que fosse sexo.

   Quanto mais aquilo acontecia, menos amigável ele se tornava.
   Aquilo durou dos anos.
   Eu não queria perder meu amigo.
   Você já fez coisas que não quis para manter um amigo?
   Tentei evitar o quarto de Asher - estar a sós com Asher, ponto -, mas ele era persistente, sempre me pedindo para lutar, o que se tornou a palavra-código.
Pág. 156


   Quanto à tatuagem do triângulo rosa no braço do professor, lembrei claramente do livro "Triângulo Rosa - Um Homossexual no Campo de Concentração Nazista", que trata do mesmo assunto que o professor de Leo estava relacionando naquele momento.
   O livro infelizmente não tem um final claro. Muitas perguntas que ficaram no ar devem ser respondidas pelos próprios leitores. Por exemplo, o que Asher e o tio dele faziam no quarto. Um ponto estranho é que ele tenta falar com a mãe que é gay, mas ao mesmo tempo ele se recusa assumir sua sexualidade para todos. Devido a isso, eu o considerei como bissexual, por causa da aproximação com Lauren .

Autor

    Matthew Quick, é um autor americano de romances. É mais conhecido pelo livro O Lado Bom da Vida. Além de "O Lado Bom da Vida"Matthew Quick também é autor de três outros romances, "Sorta Like a Rock Star" e "Boy21", não publicados no Brasil e "Perdão, Leonard Peacock"

Informações
Perdão, Leonard Peacock
Matthew Quick


Original: Forgive Me, Leonard Peacock
Tradutor: Alexandre Raposo
Editora: Intrínseca
Ano: 2013
Nº Páginas: 224
   Hoje é o aniversário de Leonard Peacock. Também é o dia em que ele saiu de casa com uma arma na mochila. Porque é hoje que ele vai matar o ex-melhor amigo e depois se suicidar com a P-38 que foi do avô, a pistola do Reich. Mas antes ele quer encontrar e se despedir das quatro pessoas mais importantes de sua vida: Walt, o vizinho obcecado por filmes de Humphrey Bogart; Baback, que estuda na mesma escola que ele e é um virtuose do violino; Lauren, a garota cristã de quem ele gosta, e Herr Silverman, o professor que está agora ensinando à turma sobre o Holocausto. Encontro após encontro, conversando com cada uma dessas pessoas, o jovem ao poucos revela seus segredos, mas o relógio não para: até o fim do dia Leonard estará morto.


Nenhum comentário :

Postar um comentário