27 setembro 2013

Limpeza de Livros

    Olá pessoal, 
   Sabe aqueles livros antigos cheios de pó que acabaram de chegar do sebo ou que você emprestou para aquele colega porquinho e que devolveu seu livro imundo? Então, este post é para você.
   Tive a ideia de publicar este conteúdo aqui porque acabei de pegar emprestado o livro "Cidade dos Ossos" e o livro chegou com todas as bordas e o miolo sujos e também porque o médico com quem consultei disse que eu, possivelmente, estaria com alergia a pó e ácaros. Resolvi procurar no Youtube e achei dois vídeos bastantes interessantes. Um deles já tinha visto a muito tempo.
   Este é o vídeo da Juliane Gervason, do blog O Batom de Clarice  que nos ensina a dar aquele limpa nos livros velhos dos sebos recheados de pó e sujeira.


   O segundo método é bastante simples, porém não recomendo para livros com páginas amarelas. Apesar de que o utilizei em um livro desta cor e não desbotou. Usei este método também para limpar todos os livros da minha coleção do Sítio do Pica Pau Amarelo. Vídeo aqui.

                                         

O que usar?



 

   - Um pouco de alvejante
   - Algodão ou cotonetes
   - Luvas
   - Água (Opcional)   
 






Processo

   Para começar, devemos limpar a capa, a orelha e o interior do livro com um pano seco, caso também esteja sujo. No meu caso, o livro estava cheio de farelos de biscoito.
   Pegue o algodão/cotonete e coloque-o na água sanitária. Caso o alvejante seja muito forte, molhe o algodão/cotonete na água.
   Se possível, coloque algum peso em cima do livro ou segure firme para ele não se entortar. Após estes passos, agora é só passá-lo no miolo do livro de dentro para fora.
  Deixe o livro secando por aproximadamente dez minutos. O cheiro do cloro sai naturalmente.


e



Nenhum comentário :

Postar um comentário